O objetivo principal do curso é apresentar ferramentas para modelagem baseada em dados (data-driven models) para o aprimoramento da gestão de Recursos Hídricos. Em linhas gerais, conceituar, implementar e avaliar um conjunto de técnicas de modelagem de dados com origem na Inteligência Artificial e suas aplicações na modelagem de eventos relacionados aos Recursos Hídricos.
A partir da realização do presente curso, espera-se uma maior integração entre grupos nacionais e possivelmente internacionais que trabalham com a aplicação de algoritmos baseados em Inteligência Artificial (aprendizado de máquinas, agrupamentos, imputação de dados, etc). Considerando a importância que o SMARH tem dentro do contexto Latino-americano na formação de novos pesquisadores, acredita-se que o presente projeto aumentará a visibilidade do programa e, possivelmente, o interesse de profissionais da área em parcerias com o programa.
Pré-requisitos: Profissionais da área de Recursos Hídricos
Período de Inscrição: 01/05/2025 a 07/07/2025
Período de Realização: De 07 a 11 de julho/2025
Local de realização do curso: Escola de Engenharia – UFMG
Forma de realização (Se será online ou presencial): Presencial e online síncrono
Carga horária: 40 horas.
O curso terá duração de uma semana, com trabalhos realizados no período da manhã e tarde. No período da manhã serão apresentados tópicos teóricos que sustentam a modelagem de fenômenos como cheias, secas (outros), além da fundamentação dos algoritmos e métodos utilizados para modelagem baseada em dados. Durante o período da tarde, os alunos implementarão os algoritmos necessários para a análise e modelagem de dados hidro meteorológicos.
Investimento: R$ 1.400,00 (Dividido em até 3x)
Para saber mais, realizar sua inscrição ou conferir os resultados: Clique aqui!
O objetivo geral do curso é disseminar os conceitos, processos e métodos usuais da Engenharia de Sistemas para profissionais de diferentes setores. O curso surgiu a partir da experiência da equipe docente que atua no curso de graduação em Engenharia de Sistemas da Escola de Engenharia da UFMG. Desde o início da inserção dos discentes e egressos do curso no mercado de trabalho, observou-se uma alta demanda pelos conhecimentos da Engenharia de Sistemas em diferentes áreas.Adicionalmente, o INCOSE (International Council on Systems Engineering) contactou a coordenação do curso de graduação para discutir a possibilidade da realização de um curso em língua portuguesa para disseminação do conhecimento em Engenharia de Sistemas para profissionais de diversas áreas e para facilitar a obtenção da certificação internacional ASEP (Associate Systems Engineering Professional) fornecida pelo próprio INCOSE. Dessa forma, o curso é motivado por três oportunidades: demanda do mercado pelos conhecimentos da Engenharia de Sistemas; inexistência de um curso similar em língua portuguesa; e facilitação de certificação internacional. O perfil ideal para este curso abrange profissionais que atuam ou pretendem atuar nas áreas de desenvolvimento ou gerenciamento de sistemas em diversos setores que utilizam ou se beneficiam dos conceitos, processos e métodos da Engenharia de Sistemas. Isso inclui áreas como aeroespacial, automotiva, energia, saúde, logística, financeira e tecnologia da informação. O curso também é relevante para aqueles que buscam a certificação internacional ASEP, emitida pelo INCOSE. Outros perfis que tenham interesse nos tópicos pertinentes à Engenharia de Sistemas também são bem vindos.