Fontes Renováveis de Energia UFMG: inscrições até 27 de fevereiro
Pós-graduação EAD tem início previsto para o 1º semestre de 2026
Até o dia 27 de fevereiro de 2026, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inscreve interessados em especializar-se em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração. O curso, em modalidade Ensino a Distância (EAD), é voltado à formação de profissionais para atuar com energias renováveis e tecnologias sustentáveis para geração de energia elétrica.
Oferecido pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, sob a coordenação do engenheiro e professor Victor Flores Mendes, o curso é focado nas principais fontes renováveis comerciais: solar fotovoltaica, eólica, heliotérmica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e biocombustíveis. Além das energias e os sistemas de conversão, aborda tecnologias correlatas como sistemas de armazenamento de energia, “smart grids” e “hidrogênio renovável”. Os conteúdos são focados em aspectos da geração de energia elétrica e questões relacionadas ao impacto do uso dessas fontes na rede – uma abordagem atualizada sobre sistemas elétricos e desafios do setor.
A consciência de que o mundo trilha um caminho sem volta no uso das energias renováveis e a necessidade de aprimorar seu referencial técnico para fazer frente aos desafios impostos por essa realidade levou o engenheiro de equipamentos da Petrobrás Matias Marconi Menezes Silva Junior, 54, a se matricular no curso. “Trabalho em uma empresa que demanda soluções em energias renováveis para atender compromissos de redução de emissões e hoje sinto-me tecnicamente preparado para contribuir de maneira efetiva nesse campo”, avalia.
Com início previsto para o primeiro semestre do próximo ano, a nova turma terá aulas síncronas online às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, além de um encontro presencial por semestre na UFMG, em Belo Horizonte. O processo seletivo é composto por análise de histórico escolar e currículo profissional. Podem se inscrever candidatos com diploma de graduação nas engenharias Elétrica, Mecânica, de Controle e Automação, de Sistemas, de Energia ou áreas afins, conforme avaliação da comissão de seleção.
Na modalidade EAD, com aulas on-line, é o primeiro curso do proprietário da Engespo – Engenharia de Sistemas de potência, Edimar Luiz da Silva, 77. Além de poder revisar disciplinas da graduação, ele ressalta o contato com novos softwares que facilitam a elaboração de projetos, com cálculos precisos para tomadas de decisão mais assertivas. Prestando serviços para concessionárias como a Cemig, ele destaca a participação mais decisiva na escolha da melhor relação econômica em projetos da área.
Ambos alunos concordam em relação ao nível dos professores, mestres e/ou doutores, na apresentação do conteúdo das disciplinas, ministradas com “qualidade, seriedade e a proficiência”. “Destaco também que o nível de exigência é compatível com a relevância do tema, mas as aulas síncronas e gravadas proporcionaram a flexibilidade necessária para que eu enfrentasse o desafio com segurança”, revelou Matias Junior.
Com oferta de 50 vagas, condicionadas ao preenchimento mínimo de 30 matrículas, o curso aceita inscrições até 27 de fevereiro de 2026, mediante pagamento de taxa de R$ 100,00 pelo sistema da Fundação Christiano Ottoni (FCO) (Conveniar – Dados do Curso ), responsável pela gestão administrativo-financeira da iniciativa. O investimento inclui 24 parcelas mensais no valor de R$ 889,49, e até 10% das vagas poderão ser destinadas a bolsistas, conforme as regras da FUMP e da PRORH/UFMG.
As avaliações do processo seletivo serão realizadas nos dias 4 e 5 de março de 2026, com divulgação dos resultados no dia 6 do mesmo mês. Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula, assinatura de contrato e pagamento da primeira parcela entre 9 e 20 de março de 2026. Mais informações, incluindo edital, documentos e detalhes do processo seletivo, estão disponíveis no site www.renovaveis.cpdee.ufmg.br
O curso de Especialização em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração está em sua 7ª turma. Até fevereiro de 2026, 23 alunos da turma de 2024 devem concluir o curso. A previsão é de que a turma de 2025, com 22 alunos, conclua o curso até fim de 2026.
No dia 5 de fevereiro, às 19h30, o professor Victor Flores Mendes, coordenador do curso, fará uma live, via Microsoft Teams, sobre o panorama atual do setor energético brasileiro e vai discutir as competências e habilidades essenciais para quem deseja atuar nas áreas de geração, operação e integração de fontes renováveis. Na ocasião, os participantes poderão interagir ao vivo com o professor e conhecer melhor o curso oferecido pela Escola de Engenharia.
Belo Horizonte – 19/01/2026
Atualizado em 26/01/2025