WhatsApp
UFMG oferecerá certificação internacional em Engenharia
BLOG
UFMG oferecerá certificação internacional em Engenharia
Universidade será a primeira instituição do mundo, em língua não inglesa, com curso equivalente ao exame do INCOSE

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será a primeira instituição de ensino superior do mundo, em língua não inglesa, a oferecer a Certificação Internacional do INCOSE (International Council on Systems Engineering – Conselho Internacional de Engenharia de Sistemas). A certificação será disponibilizada por meio de um curso de extensão em Engenharia de Sistemas, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.

A iniciativa será viabilizada pelo curso “Engenharia de Sistemas: Conceitos, Processos e Práticas”, oferecido pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia, sob gerenciamento da Fundação Christiano Ottoni (FCO). Em dezembro, a UFMG assinou um termo de parceria que reconhece oficialmente o curso como equivalente ao Exame de Conhecimento e de Certificação Internacional do INCOSE, no nível ASEP (Associate Systems Engineering Professional).

Professora Ana Liddy, a primeira profissional da América Latina a receber o nível mais alto de certificação do INCOSE.
Foto: Arquivo Pessoal.

A formalização da parceria ocorreu após a certificação da professora Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, uma das coordenadoras do curso, como Expert Systems Engineering Professional (ESEP) — o nível mais alto da certificação INCOSE. Ela é a primeira profissional da América Latina a alcançar esse patamar.

Graduada em Ciência da Computação e doutora em Engenharia Elétrica, Ana Liddy acredita que a conquista representa “um passo muito relevante para a internacionalização do curso e para a formação de engenheiros de sistemas alinhados às melhores práticas globais”. A Certificação Internacional do INCOSE confere reconhecimento profissional em âmbito internacional, atestando a capacidade do engenheiro de atuar no desenvolvimento e na gestão de sistemas complexos ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Para o INCOSE Brasil, o reconhecimento da professora da UFMG “representa um avanço coletivo para a comunidade de Engenharia de Sistemas no país”. A certificação é amplamente valorizada em setores estratégicos como aeroespacial, energia, tecnologia da informação e indústria, funcionando como diferencial competitivo no mercado de trabalho e ampliando oportunidades de atuação em projetos internacionais.

A primeira oferta do curso será presencial, com aulas aos sábados. A expectativa é de que, futuramente, também seja oferecido em formato remoto, com aulas síncronas, ampliando o acesso a profissionais de outras cidades, estados e países de língua portuguesa.

Sobre o INCOSE

O INCOSE é uma organização sem fins lucrativos e sociedade profissional dedicada à Engenharia de Sistemas, com mais de 26 mil membros e associados em todo o mundo. Desde 2024, a UFMG integra o INCOSE como Corporate Advisory Board Member, sendo a primeira instituição acadêmica da América Latina a participar do Conselho Consultivo Corporativo da entidade, composto por representantes de empresas, agências governamentais e instituições acadêmicas de diversos países.

Engenharia de Sistemas na UFMG

O curso de graduação em Engenharia de Sistemas da UFMG foi implantado em 2011, no âmbito do Programa REUNI, e foi o primeiro curso de graduação na área na América Latina.

 

Belo Horizonte – 30/12/2025

Fundação Christiano Ottoni integra a Rede Mineira de Inovação
Ver mais detahes
Estudo da UFMG revela níveis críticos de poeira no ar em Congonhas (MG)
Ver mais detahes
UFMG abre inscrições para cursos gratuitos em áreas da construção civil
Ver mais detahes
Fundação Christiano Ottoni e Crea-MG firmam acordo de cooperação
Ver mais detahes