A Escola de Engenharia da UFMG abre, neste mês, o processo seletivo para o Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (CIPMOI), projeto de extensão que há 69 anos contribui para a formação técnica e social da mão de obra em Belo Horizonte. Neste ciclo, serão ofertados gratuitamente os cursos de Mestre de Obras (120 vagas), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (60 vagas) e Tecnologia da Soldagem (50 vagas).
Os cursos são voltados preferencialmente para quem já tem alguma experiência nas áreas, mas estão abertos a todos os interessados. O requisito mínimo é ter 18 anos e ensino fundamental I completo. As aulas são noturnas e presenciais, com duração aproximada de dez meses — de março a dezembro de 2026. Cada curso possui matérias específicas, além de três disciplinas gerais — Comunicação e Relações Humanas, Informática e Matemática. As aulas são ministradas por alunos da graduação orientados por um professor da área. O conteúdo inclui palestras com empresas parceiras.
As inscrições são presenciais e poderão ser feitas na Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha, nos seguintes períodos: 24 a 29 de novembro e 3 a 19 de dezembro, das 18h às 21h30. Também é possível fazer a inscrição aos sábados e feriado (29/11, 6 e 8/12), das 8h às 12h. O processo seletivo inclui prova, entrevista e matrícula. A classificação final será divulgada no dia 27 de fevereiro de 2026 no site cipmoi.eng.ufmg.br e redes sociais do CIPMOI. A matrícula ocorrerá entre 5 e 13 de março e as aulas serão de segunda a sexta-feira, no período das 19h às 22h15, na EE UFMG.
Mais antigo projeto de extensão da UFMG, o CIPMOI tem como missão democratizar o acesso à formação técnica em uma das universidades com maior nível de excelência do país, acolhendo profissionais da construção civil e metalmecânica e oferecendo formação gratuita e certificado. Os cursos unem conteúdo teórico e prático e são ministrados por professores, estudantes e voluntários da Escola de Engenharia. O objetivo é formar profissionais mais qualificados e conscientes do papel social do seu trabalho promovendo discussões sociopolíticas e seus reflexos no cotidiano. O CIPMOI serve como mediador entre os desenvolvedores das novas tecnologias e as pessoas que lidam diretamente com a sua aplicação, formando profissionais com capacidade técnica e habilidade de resolução de problemas, além de competências para um bom relacionamento interpessoal.
Clique AQUI e acesse o EDITAL. As informações completas estão disponíveis no site www.cipmoi.eng.ufmg.br e nas redes sociais do projeto (instagram.com/cipmoi e facebook.com/cipmoi).
O CIPMOI é um projeto financiado pela ArcelorMittal e os recursos são gerenciados pela Fundação Christiano Ottoni com apoio do Escritório de Ligação (ELO UFMG).