A Fundação Christiano Ottoni (FCO) passou a integrar, oficialmente, a Rede Mineira de Inovação (RMI) como uma das quatro novas instituições aprovadas durante a assembleia realizada em 28 de novembro, no 2º Encontro de 2025 dos Ambientes de Inovação de Minas Gerais. A decisão marca um avanço significativo no fortalecimento das conexões entre ambientes promotores de inovação no estado.
Durante a programação, os participantes, representando 20 ambientes, puderam conhecer mais sobre a trajetória e as frentes de atuação da Fundação, apresentadas pelo superintendente da FCO, Prof. Benjamin de Menezes.
A FCO torna-se, assim, a primeira fundação de apoio a integrar a RMI na condição de ambiente promotor de inovação, posição alcançada frente ao trabalho do Escritório de Ligação da UFMG (ELO UFMG), gerenciado pela Fundação desde 2019. Também passam a integrar a Rede: o HUB Profetas, de Congonhas; o Porto Inovação, de Varginha e o Instituto Federal do Sul de Minas, unidade Poços de Caldas.
“A entrada da FCO na RMI reforça nosso compromisso em ampliar pontes entre universidade, sociedade e setor produtivo. Participar dessa rede fortalece nossa capacidade de impulsionar projetos de inovação e contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais”, destaca o diretor-presidente da FCO, Prof. Eduardo Chahud, que esteve presente na Assembleia.
Para o presidente da Rede Mineira de Inovação, Marco Crocco, a chegada da Fundação representa um importante passo na ampliação da diversidade institucional da RMI. “A inclusão da FCO agrega novas competências e amplia a conexão da Rede com iniciativas estratégicas. É um ganho para todo o ecossistema mineiro de inovação”, afirma.
A RMI segue fortalecendo seu papel como articuladora de ambientes de inovação e como referência nacional na integração de instituições que atuam na promoção do desenvolvimento tecnológico em Minas Gerais.

Editais e investimentos
Importante para os ambientes de inovação, o tema editais e investimentos pautou o painel principal do encontro. Participaram: André de Castro Pereira Nunes, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep; Lucas Mendes, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico; e Luiz Gustavo Cançado, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.
Eles apresentaram os editais que serão lançados em 2026 e deram orientações sobre como preparar os melhores projetos para serem contemplados.