
Pela primeira vez em sua história, a Fundação Christiano Ottoni (FCO) realizou uma reunião conjunta dos seus Conselhos Diretor e Curador fora do ambiente universitário. O encontro, ocorrido na quinta-feira (13/11), foi sediado no Crea-MG e marcou um passo de aproximação institucional e ampliação das fronteiras de atuação da FCO.
Além da apresentação dos resultados de 2025, os conselheiros deliberaram sobre iniciativas estratégicas para o próximo ano. Entre elas, destaca-se a aprovação da criação de um fundo permanente destinado ao apoio à pesquisa, ao ensino e à inovação, previsto para entrar em operação em 2026, e os conselho aprovaram também a proposta orçamentária para o próximo ano. A iniciativa reforça o compromisso da FCO em ampliar investimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico e promover o fortalecimento do ecossistema de inovação.
Na ocasião, FCO e Crea-MG também formalizaram um termo de cooperação para a facilitação na gestão de cursos de extensão, treinamentos e atividades de capacitação nas áreas de engenharias e correlatas. O acordo prevê que o Crea-MG disponibilize espaços para a realização das atividades, contribuindo para a formação continuada de profissionais do setor.

“Essa parceria, por meio de programas de qualificação, pode beneficiar os profissionais ativos do Conselho, que hoje são mais de 220 mil”, destaca o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.
O presidente da FCO, Eduardo Chahud, ressaltou a importância estratégica do momento para a Fundação: “Estamos construindo novas pontes e ampliando nosso papel como instituição de apoio à ciência e à tecnologia. A aproximação com o Crea-MG e a criação do fundo de pesquisa reforçam nossa missão de impulsionar iniciativas que gerem impacto real para a sociedade.”