WhatsApp
Baja UFMG disputa etapa Sudeste do Baja SAE em Piracicaba - Fundação Christiano Ottoni
BLOG
Baja UFMG disputa etapa Sudeste do Baja SAE em Piracicaba

Competição é preparatória para disputa internacional nos EUA em outubro

A equipe Baja UFMG participa, a partir desta quinta-feira (25), de mais uma edição da etapa Sudeste do Baja SAE, realizada na Escola de Engenharia de Piracicaba e organizada pela SAE BRASIL. Até 28 de setembro, o evento reúne estudantes de todo o país em uma das principais competições estudantis de engenharia, reconhecida pela intensidade dos desafios e pela oportunidade de aprendizado prático.

O Baja UFMG é um projeto extracurricular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formado por alunos de diferentes cursos de engenharia. O grupo se dedica a projetar, desenvolver e construir protótipos off-road conhecidos como veículos Baja, criados para enfrentar provas de resistência, desempenho e inovação tecnológica. O objetivo central é aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de possibilitar contato direto com ferramentas e metodologias utilizadas na indústria automotiva.

A iniciativa é um dos projetos de competição acadêmica gerenciados pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), que apoia o desenvolvimento de soluções e experiências capazes de aproximar estudantes da realidade do setor produtivo. Além do Baja UFMG, outras equipes da UFMG também contam com a gestão da Fundação, como Fórmula TESLA, Milhagem, Uai Sô Fly, Cybatlhon, CoRA e Fórmula SAE.

A participação na etapa Sudeste representa um importante aquecimento para a próxima grande missão da equipe: em outubro, o Baja UFMG embarca para a Carolina do Sul (EUA), onde disputará a competição internacional do Baja SAE, reunindo times de universidades de diferentes países.

Belo Horizonte – 25/09/2025
6° Simpósio Franco-brasileiro sobre Audição
Ver mais detahes
Competição de Robôs Autônomos da UFMG atrai estudantes do ensino fundamental ao superior
Ver mais detahes
Pesquisadores da UFMG atuam em projeto de recuperação da Lagoa de Ibirité-MG
Ver mais detahes
Pesquisa da UFMG avalia risco de incêndio em edifícios históricos de Minas Gerais
Ver mais detahes