No dia 11 de fevereiro, data que marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Fundação Christiano Ottoni (FCO) promove uma live em seu canal no YouTube (@fundacaochristianoottoni) com o tema “Quando mulheres lideram na Ciência: histórias, desafios e conquistas”. O evento, que acontecer às 16h desta quarta-feira, reunirá pesquisadoras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e representantes do sistema de inovação para discutir os desafios, as conquistas e o papel da liderança feminina na transformação do conhecimento científico em impacto real para a sociedade.
Com mediação de Ana Luiza Canhestro, head de Inovação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a live contará com a participação das professoras Camila Amorim, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG; Glaura Goulart, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx/UFMG); Sónia Maria Carvalho Ribeiro, do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências (IGC/UFMG); além da coordenadora do Setor de Projetos da Fundação Christiano Ottoni, Gabriela Pacheco.
A iniciativa integra as ações da FCO voltadas à valorização da diversidade e ao fortalecimento da presença feminina nos ambientes de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Ao reunir trajetórias que atuam em diferentes áreas do conhecimento, o encontro propõe um bate-papo sobre como a liderança de mulheres na ciência contribui para ampliar perspectivas e uma oportunidade para contarem os bastidores da pesquisa.
As convidadas compartilharão experiências de atuação em projetos de impacto social e tecnológico, desenvolvidos em parceria com instituições públicas e com o setor produtivo, evidenciando a importância da articulação entre universidade, fundação de apoio e ambientes de inovação para a consolidação de soluções que respondam a desafios contemporâneos em áreas como sustentabilidade ambiental, desenvolvimento de materiais avançados e uso de tecnologias de ponta para o monitoramento territorial.
A Fundação Christiano Ottoni reforça, com a realização da live, seu compromisso com a promoção de um ambiente mais diverso, inclusivo e inovador para a ciência brasileira. “Quase um terço dos projetos gerenciados pela FCO são coordenados por mulheres e mais de 70% da equipe da Fundação é feminina. A participação de mulheres em posições de lideranças é um desafio coletivo e permanente”, enfatiza o diretor-presidente da FCO, Eduardo Chahud. A transmissão será ao vivo e aberta ao público.
SERVIÇO
Live: “Quando mulheres lideram na Ciência: histórias, desafios e conquistas”
Data: 11/02, quarta-feira
Horário: 16h
Local: Canal da FCO no Youtube – @fundacaochristianoottoni