A equipe Baja UFMG participa, a partir desta quinta-feira (25), de mais uma edição da etapa Sudeste do Baja SAE, realizada na Escola de Engenharia de Piracicaba e organizada pela SAE BRASIL. Até 28 de setembro, o evento reúne estudantes de todo o país em uma das principais competições estudantis de engenharia, reconhecida pela intensidade dos desafios e pela oportunidade de aprendizado prático.
O Baja UFMG é um projeto extracurricular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formado por alunos de diferentes cursos de engenharia. O grupo se dedica a projetar, desenvolver e construir protótipos off-road conhecidos como veículos Baja, criados para enfrentar provas de resistência, desempenho e inovação tecnológica. O objetivo central é aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de possibilitar contato direto com ferramentas e metodologias utilizadas na indústria automotiva.
A iniciativa é um dos projetos de competição acadêmica gerenciados pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), que apoia o desenvolvimento de soluções e experiências capazes de aproximar estudantes da realidade do setor produtivo. Além do Baja UFMG, outras equipes da UFMG também contam com a gestão da Fundação, como Fórmula TESLA, Milhagem, Uai Sô Fly, Cybatlhon, CoRA e Fórmula SAE.
A participação na etapa Sudeste representa um importante aquecimento para a próxima grande missão da equipe: em outubro, o Baja UFMG embarca para a Carolina do Sul (EUA), onde disputará a competição internacional do Baja SAE, reunindo times de universidades de diferentes países.